quinta-feira, 24 de maio de 2018

Conversa de Pescador

                         Conversa de Pescador
                                               (Hortêncio Pessoa)

                        Nasci em berço dourado,
                        Pelo sol de Fortaleza;
                         Fui por ele batizado,
                        Sou nobre de natureza!
                                 
                      Sou guerreiro, sou mestiço,
                         Sou filho de Iracema,
                       Faço amor, faço feitiço,
                        Quando não faço poema

                     Tenho o sangue azul mesclado,
                        Desse vergel  ondulante;
                        Dele fiz manto sagrado
                      Para cobrir minha amante...

                        Cidade mulher, casada,
                        para mim moça donzela;
                        Amarrei minha jangada,
                       Nas rendas da saia dela.

                       Cresci no bairro Aldeota,
                     E conheço os seus segredos...
                    Tantos, tantos... não importa,
                      Posso contá-los nos dedos.

                       Onde o Santo Carpinteiro,
                        Construiu sua casinha,
                       Com paredes de coqueiro,
                        E telhado de conchinha.

                      Para mim, trançou esteira,
                        Com palhas de carnaúba;
                        Acendeu minha fogueira,
                       Com troncos de timbaúba.

                       Quando no mar eu velejo,
                     Já não me assusta a tormenta;
                          Ventania é bafejo,
                       Eu navego em água benta.

                       Prateia, luar, prateia...
                      As malhas da minha rede...
                       Dentro dela,  uma sereia,
                    Busca o amor , com muita sede.

                       Com a linha do horizonte,
                      Farei rendas, farei verso.
                        Enfeitarei sua fronte,
                        Com o laço do universo.

                        Com a imburana-de-cheiro,
                       Farei  potes de perfume;
                      Passo no meu corpo inteiro,
                         Para lhe fazer ciúme.

                        Seu cabelo vou soltar,
                        Pra voar feito graúnas;
                         Com ela vou namorar,
                       Nos labirintos das dunas.

                       O farol vai se apagando,
                        Um novo dia surgindo...
                        O mar está me chamando,
                    Já vou indo...  já vou indo...

                    Não deixe, meu Deus, não deixe,
                       Naufragar minha jangada,
                       Cheia de amor e de peixe,
                        Pra minha gata malhada.

                       Se um dia chegar a morte,
                      Não morrerá meu sorriso...
                      Fui um pescador de sorte...
                          já vivi no paraíso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário